quarta-feira, 28 de outubro de 2009

DRUIDA, AJUDA PRECISA-SE PARA IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIE!!!!! Será o Marasmius androsaceus???

Estou encantada, como sempre a Natureza me proporcionou felicidade..felicidade por ter encontrado uns cogumelos minúsculos, lindos, muito lindos, que se desenvolvem sobre restos de coníferas em decomposição, muitas vezes aparecem em agulhas de pinheiro. 

Tirei algumas fotografias, sem tripé, havia pouco sol...hum....não estão muito boas, mas dá para perceber o tamanho desta rara beleza!!!

Sei que são cogumelos mas não tenho a certeza se são mesmo Marasmius androsaceus... mas vou pedir ajuda ao meu amigo Druida... a ver se estou certa ou errada!!!!

    



Abraços e até...


terça-feira, 20 de outubro de 2009

A Vida é...


"A vida é valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo." (Olympia Salete)


photo by mariadasilva

Na imagem acima vemos um insecto em cima do meu dedo, encontrei este magnifico ser no meu jardim, não resisti..fui a correr buscar a máquina fotográfica!!! aos poucos conquistei-o...até posou para a fotografia!!!
he! he! he !!!

Não conheço a espécie,não tenho informação nem conhecimentos para o identificar mas tenho esperança de um dia consegui-lo... pode ser que alguém visite o meu blogue e me possa ajudar!!!

Agradeço muito essa ajuda!


...Depois de verem esta imagem atrevo-me a perguntar:


Porque é que maior parte dos humanos se julga superior aos animais, a um insecto por exemplo?????


.... Apelo à consciência!


Está na hora de percebermos que todos nós fazemos parte da Natureza, refiro me a todos os seres vivos que habitam o Planeta, porque somos minúsculos em relação ao Planeta....


Há uns anos atrás eu era incapaz de me aproximar de certos "bixinhos"... arrepiava me toda, ficava com medo!!! As aranhas por exemplo... ui.... rejeitava a ideia de tocar numa... era tão ignorante... as aranhas domésticas fogem de nós!! 
Enfim... tinha problemas no meu relacionamento com a Natureza, como quase todas as crianças...
Hoje sou adulta, mãe, consciente, e ultrapassei esse medo, o medo dos "bixinhos", os meus encontros regulares com a Mãe Natureza foram os responsáveis pela mudança na minha atitude, moldaram a minha consciência, mudaram a minha mente...  proporcionaram me momentos de grande felicidade e espanto!
Na Natureza existe um enorme mundo de seres vivos minúsculos (que nem imaginava que existiam...) mas que me fascinam cada vez mais...


Estou infinitamente ligada à Natureza!


Abraços e até...

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

domingo, 11 de outubro de 2009

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Os Líquenes...


Os líquenes fascinam-me...são muito especiais, quando os encontro, sinto me "abençoada"...seres fortes, complexos, lindos, minúsculos...bio-indicadores, a sua existência depende da enorme qualidade do ar.

***** mais uma maravilha da Natureza Divina!...

Usnea florida (by maria)


Cladonia floerkeana (by maria)

Cladonia fimbriata (by maria) 


Cladonia fimbriata + Cladonia floerkeana(by maria) 




Os Líquenes são...


Muito, muito resumidamente, são a associação entre fungos e algas!..... há montes de informação na net!!!



(wikipédia)
Os líquenes são seres vivos muito simples que constituem uma simbiose de um organismo formado por um fungo (o micobionte) e uma alga ou cianobactéria (o fotobionte). Alguns taxonomistas[quem?] classificam os líquenes na sua própria divisão (Mycophycophyta), mas isto ignora o fato de que os componentes pertencem a linhagens separadas. Os líquenes desenvolvem-se como lâminas ou placas de várias cores na superfície de árvores ou de pedras, expostas à humidade e ao sol. São geralmente estudados pelos botânicos, apesar de não serem verdadeiras plantas.



Abraços e até...



terça-feira, 6 de outubro de 2009

Árvores de Portugal


Visita este sitio.... Árvores de Portugal


maria photo 


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Casa



maria photo 

"Ao longo da vida vamos construindo uma casa imaginária que nos servirá de ultima morada. Um sotão-abrigo onde guardamos os nossos sonhos -lembrança fundamentais. As vivencias, as histórias, as imagens que fomos retendo para podermos a elas voltar sempre que o desejamos. No fundo, uma casa para o nosso coração. Uma casa-vestimenta, uma casa-carapaça. Uma casa que sempre nos acompanha  e se confunde connosco.
No final do curso da vida, quando queremos adopta-la para nossa casa da eternidade, fazemos soar livres os fios da memória de modo a baralhar a curva do tempo. Caminhamos em direcção aos inícios, vamos para o lugar onde se encontra a morada dos nossos devaneios...
Uma casa com raízes e sabor a terra.
Uma casa-corpo, pés mergulhados na terra e cabeça  a tocar no céu.
Uma casa convertida num ser da natureza, uma "grande planta de pedra" sensível ao ciclo das estações. Sensível ao  ciclo da terra. Semear, regar, colher...




Recebi este texto de uma amiga - Mariana - mas desconheço o autor... gosto muito da casa aqui apresentada!


Beijinhos e Abraços para a Mariana!


Aguardo o Outono...


maria photo 

Ser livre e voar....


maria photo

Cápsulas de esporos de musgo....que maravilha da Natureza!




cápsulas de esporos de musgo_maria photo


cápsulas de esporos de musgo_maria photo


cápsulas de esporos de musgo_maria photo

....Fico de boca aberta...observo vezes sem conta estas cápsulas de esporos de musgo e não paro de me espantar cada vez que me encontro com elas!!!...são minúsculas, lindas, elegantes, perfeitas!!!  

As plantas que não têm flor, como por exemplo os musgos e os fetos, não produzem sementes e apresentam um processo de reprodução diferente do das plantas com flor. Em determinada época do ano, estas plantas produzem em estruturas próprias umas células especializadas para a reprodução - os esporos. 
Nos fetos, os esporos encontram-se nos esporângios que se agrupam em soros, situados na página inferior das folhas. 
Nos musgos os esporos formam-se nas cápsulas. 
Quando os esporos são libertados, são facilmente disseminados pelo vento por serem muito leves. Se encontrarem condições favoráveis germinam. No feto, o ovo ou zigoto, resultante da fecundação, origina uma nova planta onde se formam os esporos; no musgo, o ovo ou zigoto origina a cápsula onde se produzem os esporos. 
....A natureza no seu melhor!


Abraços da Maria!

Olá a todos!


maria photo

Olá a todos!
Hoje finalmente decidi criar um espaço para expor e partilhar as minhas fotografias (sem que estejam sujeitas a votação, he!! he!! he!!! como acontece no Olhares.com na galeria de fotografias que tenho por lá...)
Aqui quero deixar só o registo das "coisas" que vejo por aí...o registo poderá conter textos ou não, vai depender do tempo, do dia, da disposição...


Abraços e até breve...